lunes, 26 de julio de 2010

A confirmação das partidas... (de BSB e do BR)

Então é isso, é um Airbus A319 da Avianca que vai me levar de Brasília ás 11:48 da Quinta-Feira, 29 de julho de 2010. Tenho que fazer frases fortes pra deixar tudo mais sentimental hahaha como também fazer frases divertidas para tirar um pouco o foco da situação e deixar mais leve o fato de deixar uma cidade que definitivamente faz parte de mim. Mas seguindo a minha velha ideologia de viver o momento de agora, vou só dar vazão a todos esses sentimentos lá pra Quinta ou Sexta-Feira.

Hoje saiu a resposta do meu visto, Quarta-Feira tenho que comparecer na Embaixada francesa das 9:00 às 11:00 para que minhas impressões digitais sejam tomadas e assim eu poderei levar o meu passaporte com o meu OK de residente francês. Ao mesmo tempo em que estou extremamente ansioso para virar a página desse livro e viver tudo que há pra viver no velho continente do outro lado do atlântico, me dá certo pesar deixar essa vida aqui em Brasília que não posso negar já estava absolutamente confortável, em todos os sentidos, os primeiros dois anos de difícil adaptação desapareceram completamente diante desses últimos seis meses que realmente, enfim, me sentia já parte da cidade.


Eu nunca acreditei no ditado que diz que quem sobrevive os primeiros anos de Brasília não quer mais deixar. Quando eu deixei finalmente de lado as críticas aos hábitos da cidade e dos que aqui vivem (porque não só os brasilienses são "estranhos") e passei a buscar o que ela tem de bom a oferecer, me senti realmente integrado e hoje é inevitável dizer que Brasília faz parte da minha identidade e que sim, existe uma identidade brasiliense, é justamente a mistura de tudo junto e a convivência pacífica de tantas culturas diferentes. Eu cheguei aqui com a certeza de que a Bahia era o melhor lugar do mundo - bom, tenho que ressaltar que ainda é em diversos aspectos haha - e hoje já me vejo chegar em Salvador e sentir falta do trânsito brasiliense, do individualismo da cidade e da independência que esses hábitos te trazem. Como não estou a discutir Salvador deixo para outro momento as comparações porque se não perderia também o foco da conversa.


Quanto à segunda partida, desta vez de Salvador para Paris, foi remarcada do dia 8 de agosto para o dia 9 de agosto, meu pai tinha uma viagem marcada e enfim, foi melhor alterar. Fico um pouco triste porque minha mãe não poderá mais me embarcar já que ela precisa viajar de Salvador dia 8 pela noite, mas enfim, tentei conciliar o máximo tudo e as coisas se ajeitaram assim no final. Hoje liguei para a Julie - que deve estar me lendo através do tradutor que botei - para falar sobre a mudança de data e ela me deu a impressão de estar planejando alguma coisa para a minha chegada em Paris, não sei, mas tiveram umas declarações estranhas e o fato de ela e o Nico do nada viajarem até setembro também foi meio repentino, bom pode ser só pretensão minha hahaha e depois vou parecer besta de estar desconfiando e não ser nada, mas fiz esse blog justamente dividir os pensamentos, então é isso, se tiver algo partilho, se não, farei o mesmo. De qualquer maneira a versão que tenho agora e não tenho nem como contestar pq é o que eles me dizem é que o Nico já está viajando e a Julie só vai estar me esperando para ir encontrar os pais não sei aonde, mas claro que seria melhor chegar em Paris com eles lá para me mostrar a cidade.


Tenho que diminuir os posts que acabam ficando grandes, mas isso tudo é a ansiedade pra partir e ao mesmo tempo de deixar tudo que tenho aqui, é uma ebulição de pensamentos e sentimentos que acabam me fazendo escrever em excesso. Concisão, Gustavo, concisão.

Para ilustrar, uma das primeiras fotos em Brasília... "Tudo se transforma em alvorada nesta cidade que se abre para o amanhã":






jueves, 22 de julio de 2010

O primeiro post, de Brasólia ainda...

Bom... devo adimitir que sempre tentei nessas minhas andanças pelo mundo fazer registros, desde diários de bordo, a blogs que sempre ficam pelo caminho. Mas devo também confessar que essa ida para França e a guinada que isso representa na minha vida me inspira a compartilhar aqui com os amigos e a família cada pequena descoberta, as novidades, o meu cotidiano e quem sabe até alguns sentimentos...

Como não quero ficar com o crédito de suposta originalidade, tenho que dizer que as aventuras da minha amiga Lívia em Singapura lidas no seu
blog também me inspiraram a fazer o meu, é certo que a Ásia nos traz muitas coisas jamais vistas e é fascinante as visitas diárias na Livinha. Mas mesmo que a França seja já uma velha conhecida tentarei sempre que possível buscar inovações e novidades no hexágono (como os franceses chamam carinhosamente a sua pátria).

Sobre o Gutto Oretos e o mushroomrojo... Bom tudo começa por um codinome plausível para dar uma certa impressão de manter a privacidade para os estranhos, se é que isso é possível na internet, mas prefico ficar com a sensação de proteção. O mushroomrojo começou com a criação da minha conta do Twitter, que não sabia o que botar e do meu lado na mesa estava o dito cogumelo vermelho, que hoje se torna oficialmente o meu mascote, o nome em português não dava nem em nenhuma das línguas que conhecia, já havia dono, então resolvi misturar mushroom = cogumelo, em inglês, e rojo = vermelho, em espanhol, virando assim mushroomrojo. Ele vai comigo para todos os lados, dentro dele ele tem um compartimento onde as pessoas importantes podem depositar lá uma parte delas. O primeiro depósito foi uma corrente que o meu avô João me deu e é uma memória importante e hoje o Eduardo me presenteou com um dentinho de leite para que eu possa sempre me lembrar dele e por isso a nova casa do dente do Eduardo é o Mushroom Mujo (apelido dado por ele ao meu mascote) e ele vai viajar o mundo.

Por este presente do Eduardo resolvi começar o blog hoje com esse post do meu antigo/atual quarto em Brasília, estou ainda fazendo a mudança, não sei quando parto de Brasília, estou esperando apenas sair meu visto e ter um pouquinho de tempo pra me despedir das pessoas queridas. Minha ida pra França está idealizada para o 8 de agosto... minha mãe apoiava minha ida na primeira semana do mês, para que eu pudesse me ambientar na cidade, encontrar onde morar, já meu pai uma semana antes do início das aulas em Paris, para que eu pudesse economizar o máximo possível, para tentar conciliar as duas vontades e a minha própria claro, quero ir no dia 8 de agosto porque assim posso ter um almoço do Dia dos Pais com o meu pai e embarcar num domingo de Salvador como a minha mãe quer.

Bom... por enquanto é só... Ai vai uma foto do Eduardo com o Mushroom Mujo já que ele foi o responsável pela criação do blog já hoje aqui em Brasília: