martes, 28 de septiembre de 2010

Sciences Po, exposé e deutsch, o que? Alemão!

A Universidade começou forte! Nada de brincadeira, muita coisa para ler por curso, tempo livre quase inexistente! Mas quem disse que eu reclamo? Pensando bem acho que é a primeira vez na vida onde o meu primeiro objetivo é estudar. Por enquanto estou super motivado e conseguindo fazer diversas horas seguidas de estudo o que é excelente e consigo por tudo em dia, mas é muito fácil de se perder, porque é tanta coisa pra ler que uma escorregadinha uma semana já te deixa atolado pra próxima. Antes ainda que estivesse fora para estudar (incluindo Brasília) tinha outros objetivos paralelos, agora estou extremamente focado, tenho como único e principal objetivo meu mestrado e um bom emprego no final, o que me dá mais e mais estímulo, acho também que é porque vejo isso cada dia mais possível.

Mas não deixo de fazer amigos tampouco, é incrível o ambiente onde vivo, a fama de metidinhos da Sciences Po acho que fica pro pessoal de finanças e comunicação, no meu mestrado tenho amigos de Havard, Oxford, NYU, LSE e da própria Sciences Po, sem nenhuma gota de prepotência, ao menos vista até agora. Bom já deu pra ver que minha vida esses dias tem sido por isso, tinha planos de ir esse fim de semana na Eiffel ou no Louvre mas tive que adiar porque na quinta passada ganhei o presente de ter um “exposé” pra quinta dessa semana, então tinha que preparar. O que é um exposé? Bom... pra isso vai ser necessário fazer um grande parêntese e explicar o sistema da Sciences Po.

Diferentemente do Brasil o sistema francês funciona da seguinte forma (para os cursos normais, pq existem vários tipos de cursos): Os professores bam bam bam, Diretor do FMI, Ministro de Economia, Ministro de REL, Juiz da França na Corte de Justiça Européia e etc... têm um curso grande com todos os alunos que estudam a matéria, eles chama isso aqui de curso magistral. Como o meu mestrado em total tem em média 280 alunos, divididos em 2 anos os cursos não são tão enormes mas ainda assim chega a média de 100 alunos por sala, eles são proferidos em imensos auditórios, o sistema é o professor fala sem parar e agente anota tudo o que ele fala (as vezes se matando como pelo prof de quinta de tarde), depois esse professor que é o principal tem 2 horas de permanência na universidade em um outro horário numa sala menor específicas para essa matéria onde você pode ir e tirar dúvidas específicas. O exame que corresponde a 70% da nota é feito por esse professor no final do curso abrangendo todo o assunto ensinado. Paralelamente a esse curso temos em um outro horário o mesmo curso com um outro professor que são os titulares secundários (ainda bom professores), o objetivo desse curso é que possamos nos expressar, debater, e que idéias onde o professor principal não teve muito tempo de se aprofundar sejam apresentadas, esses cursos se chamam conferência de método e correspondem a 30% da sua nota final. Pelo que percebi é bem livre o que cada professor faz pra te dar a nota desde perguntas orais em dias específicos, à planos de trabalho, mas não importa o professor os exposés sempre vão compor uma parte da nota final e os exposés consistem numa coisa muito específica, principalmente na Sciences Po, recebemos um tema, por exemplo crise da Grécia, temos que problematizar este tema dentro do conjunto de assuntos que ele pode abordar, por exemplo A Grécia irá ou não superar a crise conjuntural que sofre?, depois tenho que fazer uma introdução seguida de duas partes, compostas de duas outras subpartes. Na primeira parte devo defender um argumento central a partir das subpartes utilisando fatos, dados, e argumentos que o comprovem. Na segunda parte devo contrapor meu argumento central a partir de duas outras subpartes, buscar as falhas desse argumento e dizer porque ele poderia ser falso, sem me contradizer. No final tenho que fazer uma conclusão sem repetir tudo que eu falei e basicamente não dar uma afirmação definitiva sobre nada mas deixar um pouco aberto para a interpretação do leitor. Problemas: tenho que fazer isso em 4 paginas com bibliografia incluída e apresentar em 15 minutos.

Ufa!!! Grande parêntese e chato, mas bom agora vocês vão saber o que é um exposé, e vão entender quando eu dizer que estou louco para fazê-lo. Esse de quinta é o meu primeiro, vamos ver como eu me saio! Depois desse exposé tenho planos de visitar um pouco mais paris. Mas o problema é que o Outono chegou do nada e já se instalou, até a semana passada tínhamos dias acima de 20 graus, essa semana não estamos passando dos 10 e céu nublado o tempo todo.

Hoje foi meu primeiro dia de alemão na faculdade, minha quinta língua :), bom não preciso comentar da dificuldade da língua né ? Mas vou evoluindo aos poucos, a professora é boa, e adoro o prédio que tenho aula, é num prédio bem antigo e a minha sala devia ser antigamente uma sala de recepção pq tem uma enorme chaminé que culmina com um enorme torre com um relógio no topo que vai até o teto. Estou animado e sempre que tiver um tempinho livre com as outras matérias vou dar uma acelerada no Deutsch.

Alors.... C’est tout por hoje.

Lebewohl

5 comentarios:

  1. Adorei os parênteses! Semana passada tive uma aula sobre o sistema de ensino na Europa muuuito interessante; lembrei de vc! Booa sorte e bons estudos por aí! bju

    ResponderEliminar
  2. Foi chato ler esse pararágrafo enorme sobre como funciona a Science Po. Eu já sabia o que era um exposé por causa da Thatá, haha.
    Isso tudo é sua cara, que bom que vc tá animado, Guto.
    Ainda não sei como ficará a minha vida, qto tempo mais fico em Cingapura, mas é certeza de que na volta passo pelo menos um dia em Paris e QUERO TE VER!
    Estava em berlim semana retrasada e realmente o outono já chegou. Peguei 2 dias de sol e 20 graus e 3 de chuva e 8 graus...
    Behave yourself, sucesso e estude mesmo pra valer a pena todo os esforço.
    beijão

    ResponderEliminar
  3. Gutinho meu lindo e meu orgulho...aproveite cada minuto dessa vivência pelos dois anos seguintes,amo ler cada detalhe dos seus dias,vi a lareira perfeita na minha frente kk,só não quero sentir o frio que te espera quando você relatar kk.
    Bjo amor

    ResponderEliminar
  4. guti a gente fica viajando nesses seus comentários parece filme ehehehe vc merece passar por isso pq foi muito sacrifio chegar até ai. bjos e saudades

    ResponderEliminar
  5. Tinha certeza que voce ía a uma exposição de arte! rs
    A explicação ja me cansou, imagina o exposé!

    ResponderEliminar