miércoles, 15 de septiembre de 2010

O resto da viagem, Paris e o fracasso da busca de apartamentos.

Cheguei em Paris dia 28 de agosto, após voltar do Montenegro até Paris em 2 dias e meio. O percusso foi no primeiro dia 26/08 de Heceg Novi no Montenegro, com algumas paradas na Croácia, pra banho de mar, comer, e etc, até Koper na Eslovênia onde dormimos num camping sem pagar, porque chegamos muito tarde e saímos muito cedo, assim que não vimos nem procuramos a quem pagar haha, tipo chegamos a meia noite e saímos as 7 da manhã. No dia seguinte o 27/08 acordamos e fomos tomar banho de mar na Eslovênia tinhamos que fazer isso, o fato é que a Eslovênia tem uma pequenina saída para o mar assim que normalmente as pessoas nem sabem que ele existe, diante do nosso estado (dormir em camping e tinhamos mais um dia de viagem pela frente) pegamos nossos shampoos e sabonetes no carro e tomamos banho no chuveiro da praia, haha economia style. Depois seguimos viagem diretamente para Bergamo na Itália que mereceu uma parada e diga-se de passagem comi a melhor pizza da minha vida, ainda que italianos aos quais comentei isso disseram que Bergamo não é famosa pela pizza, meu deus muito boa e barata 3 euros. Esse dia foi o mais cansativo, decidimos em Bergamo cruzar a fronteira e dormir de graça no chalé de Julie, mas Julie que concordou com o plano, esqueceu de nos lembrar que a fronteira eram os alpes, chegamos na fronteira em torno de 10 horas da noite, estávamos exaustos e pela nossa frente tinham os alpes com as estradas curvilíneas de subidas e descidas de montanha isso nos custou duas horas, e depois dos alpes tinhamos ainda 1 hora e meia de estrada até La Corbière, não sei como conseguimos, mais chegamos! Uma noite mais sem pagar pra dormir :)! No último dia o 28/08 acordamos tarde, descansados e seguimos viagem, fizemos uma parada pra deixar as amigas de Julie em Lyon, elas deveriam pegar um trem pra Toulouse e eu e Julie seguimos para Paris. Ai embaixo tá o mapa todo da viagem ida e volta:

Nico havia chegado de viagem no mesmo dia e já estava enchendo o cel de Julie com mensagens, finalmente o grande reencontro dos 3 amigos juntos em Paris!!! Passamos antes pra lavar o carro encher o tanque e devolvê-lo aos pais de Julie, tomamos um banho (claro!) e pegamos o metrô para encontrar o Nico, o ponto de encontro: A Bastilha, a famosa da revolução francesa, antes era uma prisão e hoje há apenas um poste com um anjo dourado em cima que marca o ato da queda da bastilha, em francês "prise de la Bastille" ou tomada da Bastilha. O patriota me recebeu com uma bandeira da frança hahaha, depois fomos pra um bar os três por a conversa em dia. No domingo, dia seguinte, fui ver as minhas primeiras imagens de Paris e pela noite me mudei da casa da Julie para o studio do Nico, o fato é que minhas aulas começavam e a Julie mora fora de Paris o que toma a cada dia em média 1 hora para ir pra minha universidade, assim era mais fácil ficar aqui pra ir pra escola e procurar apts. O Nico deixou o studio comigo e foi para a casa dos pais dele, o que foi mt legal da parte dele!!!

As semanas seguintes foram o caos, ao mesmo tempo que estava fascinado pela Universidade tinha a busca de apartamentos que era um fracasso. Acontece que em Paris a oferta de apartamentos é muito, MUITO menor que a demanda, que é ENORME, assim que só por isso os preços já sobem, mas ok relevando o problema dos preços é que os apartamentos após 5 minutos postos em anúncio são alugados, passei dias tentando apenas VISITAR um apartamento, ao conseguir visitar pela primeira vez o cara olhou pra minha cara e perguntou cadê seu dossiê? Em Paris não se visita apartamento sem dossiê. Bom o fato é que o modus operandi daqui é que a cada apartamento que você visita você deixa um dossiê seu para que o dono possa ler com calma depois, no dossiê tem que ter compravação de escolaridade, passaporte, visto, imposto de renda dos pais, três últimos salários, carta do empregador, atestação de propriedade ou de pagamento de aluguel dos pais, comprovante de residência, fora os que nem aceitam seu dossiê porque você é estrangeiro e pedem que tenha um garante francês. Diante de todas essas dificuldades na segunda semana já estava transbordando porque não estava conseguindo ir pras atividades de integração de estudantes, nem aproveitar Paris (ainda não fui na Eiffel, nem no Louvre, nem na Champs Elysée, nem no Arco de Triunfo, enfim nada de turístico).

Então o Nico me ofereceu que se a ida dele pra Londres se confirmasse eu poderia alugar o studio dele por 1 ano, o que foi uma grande luz no fim do túnel, mas tem o porém, o preço que é um pouco mais caro do que eu gostaria de pagar, tendo em conta o tamanho do ap que é razoavelmente grande pra Paris, 23m2 e a localização que é perfeita, na Bastilha, perto de tudo e é um bairro pop agora. Na verdade os pais dele ainda fizeram um "preço especial" pra mim o que também ajudou mas o AP é mt bem mobiliado e o espaço é mt bem aproveitado, cozinha americana, com um bar, aquelas cadeiras altas, sofá cama (pq não queria um studio com cama pq ele seria eternamente do meu quarto com ele assim posso virar ele "sala" durante o dia), grande mesa pra estudar, armários, cortinas, etc... é um bom apartamento porque os pais deles não fizeram pra alugar, fizeram pro Nico. Na verdade, verdadeira a ida dele pra Londres só se confirma dia 24, mas é 95% de chances de ele ir, até porque ele viaja já dia 20, sem saber se está certa ou não a matrícula dele na LSE. Não quero pensar no ano que vem essa busca infernal novamente, mas por enquanto vou aproveitando Paris, estou começando a ter uma vida mais rotineira, faculdade-casa, estou começando a frequentar as saídas de integração, próximo final de semana é o WEI (week-end d'integration) final de semana de integração do meu Master que vai ser num resort aqui perto de Paris com tudo incluido e pago pela faculdade.

Acho que por enquanto é uma grande atualização geral que fiz hoje né? Estou amando a Sciences Po, já deu pra sentir a diferença do nível da Universidade e de Mestrado, muita coisa pra ler e pouco tempo. Mas as aulas de metodologia francesa das semanas iniciais deram uma ajudada. Vou atualizando sempre que der, fechando mesmo o contrato aqui com a ida do Nico vou poder tirar minhas roupas da mala, arrumar minha casa, e assim ter uma rotina pra estudar, vir escrever e assim vou sempre atualizando.

Bjs e comentem porque gosto de ouvir vocês!

3 comentarios:

  1. Aaaaaai, q nostalgia que me bate lendo isso!! Pela Science Po, WEI, Paris.. As coisas se encaixam quando a gente menos espera, vc vai ver. Em pouco tempo vc ja vai estar suuuper francês!
    Na verdade vc ja deve estar um tanto francês! Lembro do Dimanche qdo chegou. Era tanta vontade de estar ai e a proficiência na lingua o fizeram estar totalmente em casa semanas. Depois de alguns meses, então!
    Estou muito feliz por você!
    =*

    ResponderEliminar
  2. Apesar dos sufocos para se alojar você tem feito viagens divinas que vou acompanhando nas leituras e babando ao mesmo tempo kk,mas relaxe querido tudo vai dar certo pra ida do Nico e você vai sentir-se em casa pra tirar suas roupitias da mala kk.
    Continue postando e aos vamos sabendo do seu dia dia frânces mon cherry.
    Bjosssss

    ResponderEliminar
  3. Meu amorrrrrr! Fiquei um bom tempo sem comentar aqui, mas hoje me atualizei de tudo! É que, pra variar, to na correria. Ameii saber da viagem, que sonho! E quanto ao apto de Nico, de fato, é uma luz no fim do tunel...mas nao desista, se não der certo, pelo menos vc tem ele pra te dar apoio, ai as coisas ficam mais faceis e alguma hora vc vai encontrar o seu ap! Te amo mto, to com mta saudade! E fiquei muuuuuito feliz de saber que vc ta amando a universidade:))) Confio nas suas escolhas! Estou aqui, para qualquer coisa, nao esqueca disso.
    Beijos!

    saudadeee!!

    ResponderEliminar