viernes, 20 de agosto de 2010

Eslovênia -> Ljubljana e Bled com Eslovenos!

Zdravo prijatelji (Oi amigos),

Bom, essa história aviso logo antes de contar que meu pai e minha mãe não serão os maiores fãs dela, haha, mas como eles já foram jovens um dia sei que irão entender hahaha.


Partimos de Trieste já noite, as 20 horas e chegamos em Ljubjana as 22:00. Ljubjana é a capital da Eslovênia, que fazia parte da antiga Ioguslávia, a antiga Ioguslávia hoje é separada em Eslovênia, Croácia, Bosnia e Hezergovina, Sérvia, Montenegro e Macedônia creio. Dos países ex-integrantes da Ioguslávia a Eslovênia é o único que integra a União Européia, a sua moeda claro é o Euro, e pode-se ver o avanço do país, pensávamos que íamos chegar num país mais pobre, pela reputação que tem o leste europeu, mas para a nossa surpresa não. Ljubjana é uma cidade aconchegante, bem cuidada, limpa e acolhedora.

Como disse, chegamos por volta das 22:00, tinhamos alguns endereços de albergues mas não tinhamos idéia de como chegar lá, estamos viajando "free style", enfim a saída era perguntar, mas o problema é que a língua não era mais o italiano que a gente podia enrolar com o nosso conhecimento das outras línguas latinas, eles falam esloveno, hahaha! E realmente não tem como por em prática nem mesmo um esloveno de araque, mas por sorte todos falam o inglês muito muito bem, após para para pedir algumas informações finalmente conseguimos chegar ao centro, onde tivemos que estacionar o carro e ir andando para o albergue, porque boa parte das ruas do centro só se pode andar pedestres e não carro. Ljubjana também fica as margens de um rio, o Ljubjanica, e as ruas do centro ficam a borda dele, caminhamos por aí para chegar no albergue. Não víamos a hora de chegar porque não tinhamos jantado, estavamos morrendo de fome e já queríamos fazer um pouquinho de festa já que nessa rua por onde passávamos para chegar ao Albergue era cheia de restaurantes, bares, boates, cheia de jovens bebendo, rindo, a atmosfera nos cativou e já haviamos acordade de feeeeeeeeesta em Ljubjana. Chegando no Albergue, não tinha cama para dormir, meeeeeeeerda, ok fomos ao segundo, meeeeeeeeeeerda também não, na rua perguntamos, e nos indicaram um terceiro, e lá fomos com os dedos cruzados...

Chegando lá para minha surpresa encontramos 5 brasileiros, que foram os que nos abriram a porta, na verdade a recepção já estava fechada, era por volta de meia noite, havia um número na recepção para estes que chegam tarde, ligamos e o cara falou que os albergues da cidade já estavam lotados e que eles tão pouco tinham camas livres. Os brasileiros, simpáticos como somos nos ofereceu de dormir no chão do quarto deles nos nossos sacos de dormir. Tinhamos uma grande dúvida do que fazer porque realmente não tínhamos onde dormir então a oferta era tentadora, mas por outro lado Claire e Julie tinham medo do dia seguinte no albergue porque esse era o mais caro de todos que tinhamos visto 25 Euros, e não queríamos pagar 25 Euros por dormir no chão caso alguém nos visse. Enquanto discutíamos em francês e pensávamos os brasileiros, que não entendiam o que falávamos, se cansaram da nossa indecisão e foram embora, o que fez a nossa oferta também ir embora. Voltando a estaca zero e sem ter onde dormir, não sabiamos o que fazer. Mas o pouco visto de Ljubjana nos deu uma idéia, a cidade tinha cara de festa, realmente muitos jovens na rua, bebendo, dançando, então decidimos fazer uma noite branca, não íamos dormir, íamos sair, ficar até tarde, virar a noite, visitar a cidade e dormir só no dia seguinte, quem tivesse muito cansado poderia ir pro carro dormir.

Feito! Mas já que estávamos dentro de um albergue, esse dos brasileiros onde não mais íamos dormir, aproveitamos a oportunidade pra pelo menos "roubar" o banheiro deles para tomar um banho, afinal haviamos caminhado o dia todo em Verona e em Trieste. Enquanto Claire tava no banho eu e Julie decidimos já reservar um albergue pro dia seguinte em Zagreb, na Croácia para que não tivessemos o mesmo problema, e fizemos. Quando todos estávamos prontos, saímos do albergue e fomos para as pequenas ruas do centro de novo sedentos por comida e festa, quando chegamos... decepção tudo fechado e escuro, como assim? Já eram 1:30 da manhã. Merda, estávamos alí naquela cidade incrível e tudo estava dando errado, bom, continuamos andando em direção ao carro para deixar nossas mochilas e procurando se tinha algo aberto. Vimos uma concentração de gente numa viela que dava para o rio, e aí fomos, ainda com as mochilas, haaaaaaa-haaaa, paraíso. Até 4 horas da manhã tinhamos um bar que ficava um pouco no subterrânio, com cocktails 2x1, muitos jovens, tanto eslovenos como turistas, mas sem comida. Voltamos ao carro deixamos nossas mochilas e tentamos não pensar muito no depois em só se divertir, o nome do bar era Pr' skelet era todo decorado com caveiras e com paredes de pedra hahaha algo bem old school, para minha surpresa lá eles tinham cachaça Pitú, hahaha o dono do bar tinha levado de sua viagem no Brasil. Lá dentro tudo ótima, bebemos quase nada, mas estávamos em jejum assim que o efeito triplicava, talvez por isso, talvez não fizemos amigos eslovenos, acho que eles não tão bem acostumados a receber estrangeiros porque estavam tão felizes por conhecer pessoas vindas de lugares tão diferentes. As 4 em ponto o bar fechou, queríamos mais, não tinhamos onde dormir e o nosso grupo de amigos recém-conhecidos eslovenos estavam tão animados com a gente que queriam nos mostrar boas festas da cidade.

Mas era uma terça-feira, a boate em que fomos estava fechada, fomos em outra e bom, não havia opção. Enfim... era isso... hora de ir embora... e aí vem a parte que meus pais não vão gostar haha. Falamos que não tinhamos onde dormir e que iamos dormir no carro então como bons anfitriões nos convidaram a dormir na casa deles!!! Hahaha, conversamos entre nós três (eu e as meninas que viajam comigo) e decidimos ir, o Blaz, que foi o que convidou, era gente boa, a casa era dos pais dele assim que ia ter muita gente e além do mais é uma boa história para contar, saímos sem ter onde domir e acabamos dormindo na casa de um local. Finalmente preciso dizer que temos que esquecer essa coisa de achar que brasileiro recebe bem, venham para Eslovênia!!! Ele acordou o irmão dele, apresentou a gente pro irmão dele, e depois ele foi dormir no quarto do irmão e deixou a gnt no quarto dele. Ai embaixo o Jure e o Blaz:



No outro dia quando acordamos nos olhamos e só rimos, não acreditavamos na loucura que tinhamos feito hahaha, mas enfim mil vezes melhor que dormir no carro, ou não dormir, ter um teto e realmente não tinhamos porque duvidar do cara, ele era um jovem como a gnt. Quando saímos do quarto os pais dele tavam lá, todos incrivelmente simpáticos, realmente as vezes é melhor deixar as coisas fluirem que ficar deixando de fazer tudo porque ficamos com medo disso ou daquilo. A verdade é que o Blaz e o amigo dele Jure tinham feito um plano pra gente no dia seguinte, de visitar a cidade e de ir para um lago na cidade próxima. Até agora não consigo acreditar que realmente eles fizeram tudo isso de bondade hahaha. Nós no Brasil somos um pouco assim de fazer amigos rapidamente mas realmente tão rápido fizemos amigos agora pra vida toda.

Mas enfim, no outro dia então fomos para uma cidade próxima de Ljubjana que se chama Bled, os dois eslovenos levaram a gente, outra vez incrííível, a cidade tem um lago enorme onde no meio do lago tem uma ilha com uma igreja e uma montanha na borda onde em cima fica um grande castelo, tomei meu primeiro banho de lago na vida. Passamos a tarde na borda do lago, conversando, aprendendo palavras em esloveno foi mt bom porque como estavamos com locais eles podiam contar a história da cidade, do país, etc... Além do mais nunca teríamos ido em Bled se não tivessemos conhecidos eslovenos, e realmente quem quiser ir a Eslovênia TEM que ir em Bled, é muito linda a cidade e muito diferente de tudo que vemos no BR.

Depois voltamos pra Ljubljana, Bled ficava só a 40 minutos, quando chegamos fomos direto ao Castelo que proteje a cidade de onde se pode também ter uma vista fenomenal de toda Ljubjana e se pode ver até a Austría de tão pequeno que é o país. Depois de visitar um pouco mais a cidade já a noite nos despedimos dos novos amigos e fomos para o nosso carro já pra vir para a Croácia. Foi tão legal conhecer pessoas locais que queriamos ficar mais um dia mas o problema é que já tinhamos pago o hotel em Zagreb por medo que acontecesse a mesma coisa e não tivessemos onde dormir e não queríamos perder o dinheiro. Mas talvez eles vão encontrar com a gente em Montenegro e com certeza na volta pra França a gente vai fazer uma nova parada em Ljubljana!!!

Para terminar esse post deixo aqui algumas palavras novas aprendidas em esloveno:

Zdravo - Oi
Ti si lepa - Gostosa
Hvala - Obrigado
Adijo - Adeus
Koliko stane - Quanto custa?
Pivo - cerveja

5 comentarios:

  1. aiaiaiii eheheh já tava ficando aflita e ai foram comer q hs????/

    ResponderEliminar
  2. Tambem aprendi a falar esloveno só lendo seu post!
    Zbogom, draga moja nečak!
    poljubi

    ResponderEliminar
  3. uhuhuhhu n sabia que vc falava eslovenio mas quando nos se ver de novo se me ensina :D

    ResponderEliminar
  4. Isso já aconteceu comigo, mas ao contrário de vc confiei nas pessoas e me ferrei, haha.
    Eu sempre fui LOUCA pela Slovenia e pela Ucrânia. Que inveja boa, Guto. Espero que vc tenha tirado muitas fotos pra eu ficar babando.
    Com certeza Pivo é a palavra mais importante da sua listinha, haha!
    Saudade!
    beijo

    ResponderEliminar
  5. No problem, normal em uma viagem assim.

    ResponderEliminar