viernes, 20 de agosto de 2010

Verona e Trieste

Passou tão pouco tempo que vim aqui e tenho milhões de coisas a contar já, realmente estamos vivendo quase as 24 horas de cada dia nessa viagem.



Toda a suspeita sobre Verona se confirmou, a cidade é muito linda! Acordamos no camping fizemos o check out, deixamos nossas coisas no carro e descemos do castelo (que fica em cima de uma montanha) para conhecer a cidade. Como boa parte das cidades européias Verona fica na beira de um Rio, que se chama Adige. A cidade já foi dominada pelos romanos durante esse tempo pela sua estratégica posição, ela ficava no meio entre o Ocidente e o Oriente, foi balco de diversas batalhas, os romanos claro que fracassaram algumas vezes e cederam a cidade pros justianos e após reconquistá-la aos franceses de Carlos Magno. Já nos anos 1400 e etc... ela integrou o Império Veneziano. Claro que teria muito mais história para contar, na Europa é assim, sem falar nas grandes guerras mundiais e etc...

Falando da visita na cidade, fomos em todos os pontos principais, mas o mais importante de fato era a Casa de Julieta, nada de anormal, mas valeu a pena dar uma olhada. Lá as solteiras de plantão podem escrever uma carta para Julieta pedindo ajudas e conselhos de como agir diante de seus problemas amorosos e os casais apaixonados, por toda a cidade prendem cadeados com o nome do casal para que eles estejam abençoados pelo casal mais romântico do mundo, Romeu e Julieta. É incrível como realmente é uma cidade do amor Verona, se via casais por todos os lados, era realmente possível sentir o ambiente romântico da cidade. Mas o que realmente me fascinou da cidade foi o seu conjunto de casas, os vestígios dos romanos, justinianos, venezianos, as pontes, as igrejas.

Deixamos Verona por volta das 4 da tarde e fomos em direção ao nosso próximo destino Eslovênia! Eu não queria dirigir nesse dia porque após uma noite de camping e as horas andando percorrendo Verona minhas pernas estavam acabadas. No caminho vi passar com pena a saída para Veneza, não tinhamos tempo para parar, Veneza exige muito tempo para aproveitar e conhecer, e também tinhamos que seguir para Trieste, uma cidade quase na fronteira da Itália com a Croácia, mas ainda na Itália,fica no mar adríatico, queriamos ver o mar e não nos arrependemos, os 13km de saída da auto estrada até chegar a Trieste são incríveis, a borda do mar, pode-se ver ver Veneza de longe e a Croácia também, a cidade fica numa espécie de Bahia, é bem a curva da parte superior do mar adríatico.

Trieste não é uma cidade incrível, chega até a ser um pouco feia comparada as outras, mais escura, mais cinza, as praias ficam distantes da cidade, na cidade a água do mar vai até o calçadão, assim que não tem espaço para praias. Mas o que mais gostei de Trieste é que lá vimos só italianos, não havia muitos turistas e deu pra perceber um pouco das suas maneiras e costumes. Muita gente não gosta dos italianos, eles têm má reputação na Europa, assim como os espanhóis, dizem que são mal educados e etc... mas tivemos a sorte de encontrar somente os mais simpáticos possíveis. Mas em geral tem alguns fatos que valem remarcar, eles são muuuuuuuito conectados a moda e etc... mais que os franceses. Nas ruas de Trieste, assim como em Milão e em Verona, viamos homens e mulheres super bem arrumados e "inventando moda", mas algumas vezes realmente eles passam dos limites, principalmente no corte de cabelo, não era difícil ver cabelos raspados pela metade, ou extremamente espetados com gel, ou cortado em diferentes tamanhos hahaha... Mas enfim ir a Trieste foi bom para perceber um pouco mais da cultura italiana.

Antes de deixar a Itália claro que fiz um pit stop numa gelateria para tomar um bom sorvete italiano que realmente merece a fama que tem, muito bom. Isso é um pouco do que quero fazer em cada país ir comendo, provando as especialidades de cada um.

Esse post vou parar por aqui porque a Eslovênia merece um post só pra ela! Deveria ter escrito antes mas tá tudo tão corrido que realmente não tive o tempo para parar e escrever.

Bjs

2 comentarios:

  1. Ciao Guto!
    Ho amato la storia de le lettere al lucchetto. Ogni paese con il "macumba" a cui si appartiene

    ResponderEliminar
  2. Guto! Vc conheceu Trieste!
    Sabia que essa cidade foi onde a reforma pesquiátrica começou? Onde os loucos passaram a ser tratados com gente, a circular pela cidade, a sair dos hospitais e reconstruir suas vidas com os outros cidadãos?
    Essa quero conhecer um dia!
    bjuss

    ResponderEliminar