domingo, 15 de agosto de 2010

La Corbière

Antes de tudo gostaria de me desculpar porque tenho MIL fotos pra por só que esqueci de trazer a câmera e de passa as fotos pro PC. Também porque não consegui mandar notícias antes.

O Chalé de Julie fica próximo a Courchevel (uma cidade muito conhecida nos alpes da França pelo Ski), na verdade pertence a Courchevel, mas fica numa pequena comunidade independente e com poder de decisão que se chama La Corbière, fica realmente no meio da montanha, é formada por 5 chalés, tive a oportunidade de presenciar a reunião da comunidade onde tratavam sobre a proibição da circulação de carros (eles têm de deixar o carro em Courchevel e ir andando pra cidade), da instalação de redes de internet e outros problemas internos como a construção de um pequeno centro médico que a Prefeitura de Courchevel está exigindo a eles. É interessante a estrutura da comunidade porque apesar de ter somente um morador de fato, os outros vão para férias ou fins de semana, eles objetivam preservar um pouco o local do boom que sofre Courchevel pelo aumento do turismo e pela procura do ski. Todos se ajudam, os filhos, primos, irmãos brincam juntos na terra, correm e assim eles tentam preservar um pouco suas famílias da modernização que cada vez mais torna as pessoas individuais. Gostei muito de ver isso, porque sempre quis fazer isso, e me lembro que meu avô fazia muito viagens onde todos iam e éramos "obrigados" a ficar juntos, conviver, sem ter computador, internet, video-game que nos faz "fugir" um pouco da suposta chatice de simplesmente fazer nada juntos.

Falando dos meus dias na pequena Corbière, a família de Julie é muito simpática e me receberam muito bem, foi bom ver a estrutura um pouco da família francesa e as tradições, no primeiro dia que foi na quarta, chegamos já de noite conheci um pouco as montanhas, a vista da Corbière é lindíssima tem um vale na frente, e claro grandes montanhas também. Depois jantamos e dormimos. Falando de jantar é interessante como os franceses têm realmente toda uma tradição nas refeições, tanto no almoço como no jantar primeiro vem um aperitivo onde bebemos um pouco de vinho, depois o jantar, depois o queijo e depois a sobremesa. No primeiro dia comemos uma raclete, depois ponho a foto também.

No segundo dia, na quinta, viemos um pouco na internet pra que eu pudesse falar com meus pais que estava vivo e depois fomos ver uma competição de salto de ski, é meio difícil de explicar mas é uma espécie de ladeira gigante artificial onde os competidores descem, pegam velocidade e chega uma hora a ladeira acaba e eles saltam, quase "voam" e o que chegar mais longe ganha. Era a competição mundial, foi um japonês que ganhou, devo também a foto. De noite, uma coisa bem tradicional pra eles, mas pra mim bem diferente e legal haha, após o jantar, todos se sentaram na sala, a lareira acesa, a prima de Julie tocando piano, e as mulheres cantando, uma atmosfera bem legal, eu fiz um vídeo e vou tentar por aqui assim que tenha minha câmera.



No terceiro dia, na sexta, outra experiência incrível, o primo de Julie está estudando para ser piloto de avião, agora ele já se formou quase, só está completando as horas de vôos necessárias para que possa tirar sua carteira de fato, então ele nos perguntou se não gostaríamos de voar com ele, e claro que dissemos sim. NÓS SOBREVOAMOS OS ALPES, hahaha, e o melhor GRÁTIS, uh la la esse investimento do intercâmbio na Argentina já foi pago há muito tempo. Foi incrível, tirei muitas fotos também, era um avião pequeno, meio teco teco mais seguro, estavam eu, Julie e a tia dela, vimos as montanhas, algumas cidades, e até o Mont Blanc. Vôo particular sobre os alpes não é pra qualquer um! Mto bom! Pela noite o nome da comida não me agradava muito Lentilhas, eca, mas normalmente quando estou fora provo de tudo, então vamos lá, e não é que estava bom? É um prato típico das montanhas, são lentilhas com salsichas e batata hahaha, até agora não tenho do que reclamar da culinária francesa, apesar de que as caras não têm sido muito boas são gostosas.

Ontem fuimos fazer o que pra minha surpresa, todos que passam as férias nas montanhas, GOSTAM de fazer, caminhar, e escalar, até mesmo a vó de Julie haha. Bom foi excelente estar lá no meio dos alpes caminhando, me lembrou um pouco o que vi lá no sul do Chile, mas ainda assim era diferente, as montanhas me pareciam mais altas. Mas tivemos um grande contratempo no meio da caminhada começou a chover muito, muito forte e estavamos realmente no meio do nada, eu, Julie, a mãe dela e a tia dela, faltava ainda 1 hora pro primeiro refúgio, e seriam mais 2 horas pra voltar, decidimos ir até o refúgio esperar a chuva parar, fomos, eu estava completameeeeeeente molhado, ou melhor todos, agora imaginem alguém molhado e no frio dos alpes, bom... não é algo muito agradável, melhor que é o verão se fosse inverno bom... picolé de Gutto! Lá no refúgio esperamos, esperamos, esperamos, tinhamos ainda mais 3 horas de caminhada pela frente, e bom esperamos esperamos esperamos, nada de parar, assim que tomamos o caminho, chegamos de volta ao Chalé sonhando com uma cama quente! Mas pelo menos chegamos sãos e salvos!

Hoje não fiz nada, acordei e vim diretamente pra internet, tentar falar com meus pais, acontece que agora eu tenho que tomar uma decisão pra amanhã. Como primeiramente eu ia ficar em Paris, nem viria ao Chalé, eu não tinha nem pensado nisso, mas a Julie vai viajar de carro com duas amigas, de amanhã até o dia 27 de agosto, o que é perfeito porque minhas aulas começam dia 30. Por isso já que estou aqui no Chalé tenho a opção de voltar a Paris amanhã com os pais dela, ou viajar com ela e queria a opinião de meus pais, mas de fato não consegui falar com nenhum dos dois e acho que vou acabar viajando, elas já iam viajar, e sobra um lugar no carro, assim que não é muito gasto e quero um pouco aproveitar as férias antes que comecem as aulas, e afinal quando que vou ter a oportunidade de um carro passando pela Itália, Eslovênia, Croácia, Sérvia e Montenegro e retornando a Paris assim? Acho que vou acabar indo!

Vou tentar ligar em casa novamente, se não pai e mãe me liguem no celular de Julie +33 6 4223 5256! Lembrem que aqui na França estamos 5 horas na frente de vocês. Mãe, você postou aqui no blog com um nome de "peu" hahaha o que é isso? Pra postar os comentários você tem que criar uma conta google clica em seguir ali do lado e ele vai te guiar pra fazer. Quanto as fotos peço a vocês que venham novamente ver esses dois últimos posts porque amanhã vou tentar atualizá-los já com as fotos.

Por enquanto é só, o post ficou grande mas pelo menos estão atualizados sobre tudo que passou esses dias!!!! A saudade é enormeeeeeeee de verdade, dessa vez é um pouco diferente. PAI E MÃE vcs têm que vir logooooo, quem vai me ajudar a encontrar um apartamento a arrumar as coisas???

hahaha!!! Bjoooooooooooo

8 comentarios:

  1. Guto, amei ler suas aventuras e pelas riquezas dos detalhes me senti dentro do contexto kk.Muito bacana,virei sempre para ler e poder sentir essas emoções que você vivencia em estar em outra cultura tão diferente da nossa.
    Bjocass,Tia Mila

    ResponderEliminar
  2. kkkkkkkk eu ainda não tinha lido eheheh q comedia e olha o peu é apelido de infancia kkkkkk te amo

    ResponderEliminar
  3. Realmente, vc nasceu virado pra lua!Mal chegou e já vai viajar por aí! Guto, voce podia criar um album de fotos no picasa e deixar o link aqui! bj

    ResponderEliminar
  4. Morri de inveja com você sobrevoando os Alpes. Que que é isso.

    Aproveite, Guto. Viaje meeeesmo pela europa central. Se você deixar de ir vou te bater, no doubt about it.
    A ideia do album do picasa é ótima. Tenho o meu. É uma maneira de mostrar todas as fotos, porque se vc for colocá-las no blog os posts vão ficar pesados.
    O meu é http://picasaweb.google.com/andrade.liv

    beijão, saudade!

    ResponderEliminar
  5. Aiiiiiii!!!!! Fiqueii tão feliz com as notícias! Me senti aí! Aquela parte do piano...do avião...nossa! Deve ser um sonho..e tão diferente de tudo que já vimos, não é amigo?! Se vc não viajar (o que acho que já fez), não será o Guto que eu conheço! É claro que deve ir... por esses lugares então, deve ser uma viagem inesquecível! E Paris vc terá muito tempo pra conhecer e se ajeitar! To muito feliz por vc, amigo! Continue escrevendo sempre que der!Vou sempre estar acompanhando! Te amo!

    ResponderEliminar
  6. YEAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAH! Claro que viajei amigos, não consigo me aguentar hahahahaha!!! É tão bom ver os comentários de vocês, me sinto mais próximo um pouco, hoje vou tentar por as fotos... o album do picasa vai ter que ficar realmente pra quando eu parar em Paris porque agora tá tudo muito corrido e não há muito tempo para internet, o pouco tempo que tenho venho aqui dar um Oi pra vocês!!! :)

    ResponderEliminar