sábado, 21 de agosto de 2010

Sarajevo... WOOOOOOOOOOOOOOOOOOW!!!

Nada pode se comparar a Sarajevo nos balcãs!!!


Essa cidade respira história. Ela era a capital da antiga Ioguslávia. Mas antes que existisse Ioguslávia foi aqui onde a Primeira Guerra Mundial Começou!

O Império Austro-Húngaro havia anexado unilateralmente a Bósnia e Hezergovina ao seu território em 1908 (mais ou menos) e isso ia diretamente de encontro ao sonho dos sérvios de fazer uma união eslava. Então em retaliação os sérvios, aqui em Sarajevo na Ponte Latina (fotos depois) matou o imperador austro-húngaro Franc Ferdinand fazendo com que a Áustria-Hungria declarasse guerra aos sérvios e assim desencadeando a primeira guerra mundial.

Já nos anos 1990 com a Ioguslávia estabelecida, foramando assim a união dos eslavos, comandada por Tito, assim que ele saiu do poder a confusão começou. Os croatas eram católicos, os sérvios ortodoxos e a maioria dos bósnios mulçumanos. Em 1993 eclata a guerra porque os croatas e os sérvios fizeram um acordo para dividir a Bósnia e Hezergovina entre eles e os bósnios ao saber deste acordo se declararam independentes da Ioguslávia. Daí desencadeou toda a confusão que pelo menos de nome conhecemos por Islobodan Milosevich (Não tenho as letras do idioma correto para escrever então vai assim) e os genocídios e tentativas de limpeza ética começaram.

A cidade é incrível marcada por tudo isso, cheia de edifícios atingidos pelas bombas das guerras e pelos tiroteios que ocorriam diariamente. A cidade também é marcada pela ajuda financeira que veio da Europa após a guerra para a reconstrução do país. Na Bósnia a maioria é muçulmana, 40%, exatamente agora estou num bar enquanto a cidade toda, repleta de mesquitas para pra rezar em direção a Meca.


Chegamos ontem a noite, como de hábito tivemos problemas em encontrar onde dormir. Mas já estávamos exaustos porque no caminho os policiais bósnios nada corruptos nos haviam parado duas vezes. A Croácia em infra-estrutura parece mais rica, não posso falar muito porque até agora só vi Zagreb, mas foi só entrar na Bósnia que se acabaram as auto-estradas, ainda que as auto-estradas na Cróacia sejam iguais a qualquer estrada duplicada brasileira, na Bósnia todo o caminho era de uma estrada só nos dois sentidos, perigosa e curvelínea. A primeira vez que um policial bósnio nos parou ele falou em bósnio e não entendemos realmente NADA, ele mostrava nosso velocímetro, eu que estava dirigindo, ele falou Brasil (eu estava usando a camisa do país) , eu disse yeeees, mas não conseguimos entender nada e ele nos deixou ir.

Já a segunda vez o problema foi maior, minha carteira de motorista estava no bolso de uma calça não consegui achar rapidamente e o policial falou Ok Ok seu passaporte, dei, depois ele me chamou falou que tinhamos dirigido a 126 km o que é realmente mentira porque a via nem permite isso, mas já conheciamos a fama da corrupção na Bósnia e Hezergovina, enquanto isso eu tentei ser simpático ele viu meu passaporte me perguntou porque viajava mt e porque estava no leste da europa, claro que babei o ovo dele disse que me interessava muito pela cultura do leste europeu, que estava mt feliz de estar lá, enfim ele disse que teriamos que pagar 50 euros e acompanhar ele numa delegacia de polícia, usando o jeitinho brasileiro disse que não tinhamos tempo para ir e se não podiamos acertar lá mesmo ele falou que podia ser e eu disse vc falou quanto mesmo? 20 euros? ele disse bom... era 25, mas por vocês faço 20, bom vi que não tinha jeito que seria necessário pagar... voltei ao carro pra pegar o dinheiro, quando cheguei lá ele falou aaaah tudo bem, você pode ir, não sei o que aconteceu, não sei explicar, talvez minha simpatia mudou a idéia dele, ou talvez pq ele viu que éramos jovens, não sei...

Chegamos em Sarajevo, depois de rodar muito encontramos um albergue livre, estávamos apaixonados pela cidade, diferentemente de Zagreb ela tinha muita identidade, e sei lá um feeling diferente, o trânsito dentro da cidade não mudava muito, loucura total!!! Saímos jantamos e fomos dormir, estávamos exaustos, fomos dormir! Hoje saimos, vimos a cidade e de verdade incrível, como disse em cima, muitas marcas ainda da guerra que é recente. A separação da Ioguslávia, e muita história aqui.

Agora estou aqui nesse bar de wi-fi pra escrever um pouco pra vocês, acabamos de encontrar aqui em Sarajevo as duas francesas amigas de Julie e Claire que vão se unir a nós e completar o carro pela resto da viagem. Amanhã vamos a Mostar uma cidade na região de Hezergovina para depois partir novamente para Croácia mas dessa vez bem no sul, já na praia em Dubrovinik.

Saudades enormes!!!

Bjs

4 comentarios:

  1. nossa,fiquei em suspense quando esse policial corrupto estava com vocês,mas como o santo de baiano é forte o cara passou batido kkk....estou adorando as aventuras.
    Bjooooooooooooooo

    ResponderEliminar
  2. Este comentario ha sido eliminado por el autor.

    ResponderEliminar
  3. Nossa, seu relato me lembrou minhas aulas de história: "Qual foi o estopim da I guerra?" E sempre aquelas respostas bem decorebas, né... Seu relato foi beeem melhor! Blog é cultura! Guto é cultura!

    ResponderEliminar